Intercâmbio social promove trabalho voluntário em outros países

A AIESEC Vitória possui programas de intercâmbio social em países, como Colômbia, Egito, México, Peru e Polônia. Saiba mais!

A AIESEC está em diversos países, unindo diferentes culturas por meio do intercâmbio
Já pensou em viajar, conhecer uma cultura diferente e ao mesmo tempo colaborar com causas de impacto social? Esse é o objetivo do intercâmbio social promovido pela AIESEC, uma organização sem fins lucrativos gerida por jovens com foco no desenvolvimento de liderança responsável e empreendedora.

Os intercâmbios têm duração de seis semanas, cerca de um mês e meio, o que possibilita que a experiência ocorra durante as férias e, para participar, basta ter entre 18 e 30 anos. Os jovens podem trabalhar com foco em educação, igualdade de gênero, interculturalidade, saúde, esporte, empreendedorismo, sustentabilidade ambiental, entre outros objetivos. Há oportunidades para diversos países, como Colômbia, Egito, México, Peru e Polônia.

Sobre o investimento financeiro, a Gerente de Marketing da AIESEC Vitória, Jade Drummond, explica que é necessário pagar uma taxa administrativa no valor de R$1.445,00. Além disso, o intercambista deve arcar com os custos de passagens aéreas, seguro-saúde (cerca de $100 para seis semanas) e o custo de vida local, que inclui transporte e alimentação. “A América Latina costuma ter custo de vida e de passagens mais baratos. Mas o Mundo Árabe também tem um custo de vida muito baixo, por exemplo. O que aumenta o gasto é a passagem aérea”, explica Jade.

O estudante Yghor Augusto, 24, apostou nessa iniciativa e fez intercâmbio na Colômbia em 2015 pela AIESEC. Lá, ele trabalhou com um projeto chamado “Vacaciones Internacionales” que tinha foco no desenvolvimento de liderança nas crianças da comunidade. “Foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Ir para a Colômbia, tendo contato com pessoas alheias ao meu ciclo social em uma área que jamais havia visitado, me proporcionou ser um ser humano melhor, no sentido de amar mais o próximo independentemente de quem seja. Levarei por toda minha vida o amor que recebi daquelas crianças”, relata Yghor.

Além de oferecer todo o suporte necessário para a vivência em outro país, a AIESEC garante ainda a acomodação dos intercambistas, isso porque a organização conta com um programa chamado Host Family, no qual as famílias recebem estrangeiros de forma voluntária. “É preciso somente estar aberto a receber uma nova cultura em casa e ter um espaço para o intercambista dormir e guardar as coisas, já que ele é responsável pelos custos de alimentação”, explica Jade. Quem tiver interesse em participar do programa e receber pessoas de outros países em casa, basta entrar em contato pelo telefone (27) 4009-2715.

Breno Denicoli (à direita) em passeio com intercambistas da AIESEC em Domingos Martins/ES
O professor e fotógrafo Breno Denicoli recebe intercambistas em sua casa pela AIESEC desde 2012. Ele costuma hospedar seis pessoas por ano e, ao todo, já acomodou cerca de 22 intercambistas vindos de diversos lugares do mundo, como do Líbano, da Argentina, da Bolívia e do Uruguai.

“A experiência é muito gratificante. São pessoas que trazem vivências novas e você acaba conhecendo outras condições de vida. Acho interessante que o sistema da AIESEC é de pouco tempo. Você recebe uma pessoa na sua casa e ela fica em torno de 40 dias. Então, não chega a atrapalhar muito a sua rotina. Como os intercambistas têm que obrigatoriamente fazer o serviço voluntário, eles já vêm com uma atividade. Eles saem de manhã e vão para a ONG ou onde quer que farão o serviço. O convívio é muito bom e a pessoa não fica em casa o dia todo. E isso acaba te animando. Tendo pessoas diferentes em casa, você anima de sair, ir às praias, visitar pontos turísticos, ir ao cinema, praticar exercícios em conjunto”, comenta Breno.

Garanta seu desconto!
Quem quiser saber mais sobre os programas e as oportunidades oferecidas pela AIESEC pode participar de um evento informativo a ser realizado nesta terça-feira (13), das 8h às 21h, na Multivix Vitória, Sala 006, Bloco 3. Excepcionalmente neste dia as vagas apresentadas serão para Colômbia, Argentina, Peru, México, Polônia e Egito e será oferecido um desconto especial de 45% na taxa administrativa.

É possível ainda obter mais informações acessando aqui a página no Facebook da organização ou pelo telefone (27) 4009-2715.

Nenhum comentário:

Postar um comentário